sexta-feira, 17 de outubro de 2014

POA: Prefeitura faz maior recadastramento de imóveis em 30 anos

A Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) inicia nesta quarta-feira, 15, a maior ação de recadastramento imobiliário de Porto Alegre dos últimos 30 anos. O RecadastraPoA irá coletar informações essenciais de 100 mil imóveis, que serão utilizadas no planejamento urbano e futuras melhorias na cidade.

Agentes a serviço da prefeitura visitarão residências e pontos comerciais que foram selecionados, iniciando  pela área central e se estendendo aos bairros, gradativamente. O trabalho será realizado por etapas e deverá ser concluído em 2015.

De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Jorge Tonetto, o objetivo é a atualização dos dados cadastrais dos imóveis do município. “Após a coleta, as informações serão processadas pela Secretaria Municipal da Fazenda e estarão à disposição para consulta e ações de planejamento da prefeitura em áreas como urbanismo, abastecimento de água e saneamento. Será possível ampliar o controle e qualificar os serviços públicos”, disse Tonetto.

Equipe identificada - Para a segurança do proprietário, a secretaria informa que todos os agentes estarão uniformizados e devidamente identificados com o crachá da prefeitura. Se o proprietário ou outra pessoa presente no imóvel durante a visita tiver dúvidas, poderá ligar para o telefone 156, opção 4. É possível, ainda, agendar a visita do fiscal, marcando o horário mais adequado ao recadastramento.

O RecadastraPoA é a etapa final do programa do aerolevantamento, iniciado em 2010 e que faz parte do projeto de modernização da base de dados urbanos da Capital. Compreende a atualização da base cartográfica do município, que hoje utiliza o sistema do início do século passado (1903), além da renovação do cadastro imobiliário,  que é de 1957. Com as informações captadas, as ferramentas de geoprocessamento geraram mapas por assunto, como escolas, postos de saúde, paradas de ônibus, vegetação e hidrografia.

O serviço de aerolevantamento é executado pelo Consórcio Guaíba, vencedor da licitação desenvolvida pela Secretaria Municipal da Fazenda. O trabalho compreende, além do serviço de recadastramento, a atualização da base cartográfica da cidade (mapas) para um novo sistema compatível com a aplicação de GPS e o levantamento aéreo com imagens em 3D.

Fonte: SMF/Porto Alegre
Última atualização: 15/10/2014 às 16:04:01

Nenhum comentário:

Postar um comentário